Ultimas postagens

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

ESTUDANTES DA ESCOLA MARIETA CALS TÊM AULA DE CAMPO EM FÁBRICA DE CALÇADOS

A proposição de um ensino integrado à sociedade, fomentando o senso crítico e a reflexão sobre a

realidade em que o jovem estudante está inserido, levou o Professor Rodrigo Ferreira a realizar uma aula diferente no dia 19 de agosto de 2013, juntamente com o Professor Fagner Aguiar, levando os alunos a contemplação numa aula de campo sobre aquilo que tanto ouvem nas aulas de Filosofia, sobre trabalho.
Abordando temas como alienação, capitalismo, fordismo, taylorismo e toyotismo, os alunos do 3º ano do Ensino Médio conheceram e observaram in loco o processo produtivo em série, podendo notar a fragmentação do trabalho “em migalhas”, a dicotomia entre concepção e execução do trabalho e a realização do trabalho alienado pela repetição e o desestímulo à criatividade.
A aluna Williane disse: “A aula foi ótima, é sempre bom ter aulas diferentes e entender aquilo que a gente tanto ouve na sala, na prática”. Os alunos demonstraram estarem empolgados e dispostos a repetirem a experiência, incentivando o professor a realizar aulas desse tipo mais vezes. Uma produção sobre a aula foi requisitada como atestado de aproveitamento, deixando-os livres para escrevem poemas, desenhos ou textos convencionais em forma de relatório.
A Escola Marieta Cals expressa, em tempo, seu agradecimento à Secretaria de Transportes e à Secretaria de Educação de Cariré pela prontidão e a cortesia em ceder um de seus ônibus para o translado dos jovens.
 Fonte: Site Crede 06

Nenhum comentário:

Postar um comentário