Ultimas postagens

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Sindicato APEOC participa e faz proposta à II CONAE/2014



A II Conferência Nacional da Educação (CONAE/2014) a ser realizada em fevereiro do próximo ano, em Brasília, será um novo e segundo marco histórico nas políticas educacionais do país, reunindo delegações de todos os estados da federação e distrito federal, a exemplo do que ocorreu em 2009, quando mobilizou o Fórum Nacional da Educação, aproximadamente 450 mil delegados eleitos em todo território nacional, para a composição das delegações municipais, intermunicipais e representativas do Distrito Federal e dos Estados Federativos. Numa segunda etapa, cada Estado da Federação elegeu seus delegados para representá-los na I Conferência Nacional da Educação de 2009.
O processo preparatório da II CONAE/2014 é o mesmo, e, o Sindicato – APEOC está acompanhando todos os atos que antecedem as conferências de indicação dos delegados municipais e intermunicipais no Estado do Ceará. Situação que precede a realização da Conferência Estadual e Nacional de 2014. A Conferência Municipal de Fortaleza será realizada entre os dias 15 a 17 de julho, no Centro de Eventos do Ceará. Nesta ocasião, o Sindicato – APEOC apresentará três propostas de emendas, uma aditiva e duas outras novas aos Eixos I; VI; e VII, do Documento-Referência apreciado em 2009.
Por outro lado, em obediência aos ditames democráticos que norteiam o processo preparativo dessas conferências promovidas pelo Fórum Nacional de Educação, com múltiplas participações de segmentos sociais e políticos, diretores e assessores do Sindicato – APEOC estão visitando diversos municípios cearenses, e, em cada ocasião dissertam, detalhadamente, suas propostas de emendas que serão apresentadas, no período de 19 a 21 de setembro de 2013, pela Delegação/APEOC durante a realização da CONAE Estadual em Fortaleza. Se aprovadas essas proposituras serão objeto de apreciação pela II Conferência Nacional da Educação, em Brasília, e, com isso a entidade cearense conquistará projeção nacional, tendo em vista o conteúdo da contribuição dos educadores cearenses ao processo nacional de educação.
Os diretores do Sindicato – APEOC estão convictos de que as propostas da entidade terão apoio unânime das delegações municipais na Conferência Estadual da Educação a ser promovida no próximo mês de julho, no Centro de Eventos. E de parabéns estará à entidade que representa os profissionais educadores cearenses na rede pública de ensino.
Editorial do Programa Educação em Debate –
Coordenação Sindicato – APEOC.
Fonte: Site Apeoc

Em Pacajus, APEOC debate Financiamento Público da Educação


audiencia publica pacajus. 127 CopyAnízio Melo, Presidente do Sindicato APEOC, e o Deputado Federal Artur Bruno foram os debatedores na Audiência Pública promovida na Câmara Municipal de Pacajus, sexta-feira última, dia 07/06. Audiência requerida pelo Vereador Glauber Robson tratou de “Financiamento Público da Educação”. Também participaram da mesa de coordenação dos trabalhos, o Secretario de Educação José Waldir, Hélder Nogueira, Secretário Geral da CUT-CE, Paulo Alexandre, Coordenador da 9ª CREDE, e Sônia Freitas, do Núcleo de Educação Especial. + fotos

audiencia publica pacajus. 121 Copyaudiencia publica pacajus. 131 Copy
audiencia publica pacajus. 037 Copyaudiencia publica pacajus. 103 Copy
A APEOC tem empunhado a bandeira dos 100% dos Royalties do Petróleo, 50% do Fundo Social do Pré-Sal e 10% do PIB para políticas educacionais, para que sejam investidos na Educação. O Sindicato tem ido aos municípios, aos parlamentos, às entidades sindicais e aos movimentos sociais para articular um grande movimento democrático que define como foco prioritário e pauta imediata mais financiamento público para a Educação. E vem defendendo por todo o país a Nacionalização da Carreira do Magistério.
audiencia publica pacajus. 150 Copyaudiencia publica pacajus. 138 Copy
audiencia publica pacajus. 162 Copyaudiencia publica pacajus. 140 Copy
Na Audiência Pública em Pacajus, em que também participaram os Vereadores Didão, Lívia Menezes e Mateus de Itaipaba, o Sindicato esteve representado por seu Presidente, Professor Anízio Melo, Alan Oliveira (Presidente da Comissão Municipal da APEOC) e Kim Lopes (Assessor Sindical).

Fonte: Site Apeoc

Publicado decreto que possibilita pagamento nova gratificação secretários, coordenadores e diretores

Foi Publicado no Diário Oficial do Estato do dia 06 de junho, página, 01, o Decreto Nº31.221, de 03 de junho de 2013, que ALTERA A ESTRUTURA ORGANIL ZACIONAL E DISPÕE SOBRE A DISTRIBUIÇÃO E A DENOMINAÇÃO DOS CARGOS DE DIREÇÃO E ASSESSORAMENTO DA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO (SEDUC). 
Em face da luta e reivindicação do Sindicato-APEOC, inclusive com a conquista da Lei n° 15.064 (Lei APEOC), A DENOMINAÇÃO OS CARGOS DE DIREÇÃO E ASSESSORAMENTO DOS ESTABELECIMENTOS DE ENSINO PÚBLICO DO ESTADO, FICOU ASSIM: DENOMINAÇÃO DOS CARGOS SÍMBOLO QUANTIDADE Diretor Escolar DNS-3 800 Coordenador Escolar DAS-1 1.890 Secretário Escolar DAS-2 800 Assessor Administrativo-Financei ro DAS-2 800 TOTAL 4.290 A publicação do Decreto era a condição para a implantação das novas gratificações. O Sindicato reivindica a implantação em folha para o imediato pagamento das gratificações dos Secretários, Coordenadores e Diretores. Parabéns Secretários e Professores que exercem gestão escolar. Não existe conquista sem luta! 

Fonte: Site Apeoc

terça-feira, 4 de junho de 2013

Edital do Concurso para Professor será publicado dia 7 de junho

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Seduc) e da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), publica no próximo dia 7 de junho, no Diário Oficial, o edital do Concurso para Professores da rede estadual. O anúncio foi feito pela secretária da Educação, Izolda Cela, durante coletiva de imprensa nesta sexta-feira, no auditório da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra). “É importante garantir a entrada de professores na rede pública com vínculo efetivo”, ressaltou a secretária.

Serão ofertadas 3 mil vagas, distribuídas nas diversas disciplinas do Ensino Médio. Os aprovados vão ocupar o cargo de professor, classe pleno I,  cuja remuneração inicial é de R$ 2.444,92, mais auxílio alimentação no valor mensal de R$ 220,00, para 40h/a semanais. “Há uma expectativa muito grande da categoria, de que o concurso provoque a continuidade da valorização dos professores e de todos os que fazem a escola pública”,diz Anízio Melo, presidente do Sindicato Apeoc, que também foi convidado a participar da coletiva.

As inscrições do Concurso para Professores da Rede Pública acontecem entre 22 de junho e 21 de julho deste ano. Toda a normatização do processo estará disponível no Edital. As disciplinas que apresentam os maiores números de vagas são Português (981), Matemática (863), Língua Inglesa (285), seguidos de Geografia e História, cada uma com 166 vagas. Para assumir o cargo de professor, o candidato deverá ter grau superior em nível de licenciatura plena.

Organizado pelo Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (CESPE/UnB), o Concurso é composto de três etapas que objetivam qualificar o processo. A primeira, marcada para o mês de setembro, abrangerá uma prova escrita objetiva, com 80 questões de múltipla escolha, de caráter eliminatório e classificatório. Neste momento, serão abordados os temas: Administração Pública; Educação Brasileira: Temas Educacionais e Pedagógicos; Conhecimentos Básicos da Língua Portuguesa; Raciocínio Lógico; Disciplina específica da área da Habilitação.

Na segunda etapa, prevista para novembro, haverá uma prova prática de didática (aula) na disciplina em que o candidato está concorrendo, de caráter eliminatório e classificatório, realizada em trinta minutos, sendo o candidato avaliado por uma banca, formada por três professores da área em que o profissional será avaliado. Já a terceira fase, que deve acontecer em dezembro, é constituída de exame de títulos, de caráter classificatório.

De acordo com a secretária Izolda Cela, o Concurso atenderá às necessidades atuais existentes na rede estadual de ensino, devido, principalmente, ao números de aposentados e à expansão das Escolas de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional.


Os aprovados vão atuar em escolas da rede pública estadual, que atende a mais de 500 mil alunos. Em todo o Ceará, são 680 unidades de ensino. A matrícula no Ensino Médio corresponde a 358 mil estudantes que nesse nível de ensino tem um currículo composto pelas seguintes disciplinas: História; Geografia; Filosofia; Sociologia; Matemática; Física; Biologia; Química; Língua Inglesa; Língua Espanhola; Língua Portuguesa; Artes e Educação Física.

Durante a coletiva de imprensa, a secretária Izolda ressaltou, ainda, o papel da educação na construção da sociedade. “Nós não vamos para canto nenhum sem um bom desenvolvimento educacional”, destacou a secretária.  


31.05.2013
Assessoria de Comunicação da Seduc imprensa@seduc.ce.gov.br

sábado, 1 de junho de 2013

PASSOS PARA SE CADASTRAR NO ALUNO ON-LINE PELO PORTAL R.U.

Atenção! Para efetuar o seu cadastro tenha em mãos o numero de sua inscrição no sige e sua senha. Caso não disponha desses dados procure o professor do LEI ou a Secretária da escola.
Segue os passos para efetuar cadastro no Portal Rumo a Universidade.

PASSO 1 - Clique em Cadastrar.


PASSO 2 - Como este tutorial é destinado a alunos da escola pública iremos clicar na opção Rede Pública do Ceará.


PASSO 3 - Clique novamente em Cadastrar.
PASSO 4 -  Informe seu numero de inscrição e sua senha. Caso não tenha procure com o professor do LEI ou com a Secretária da escola.

Clique em VALIDAR.

PASSO 5 - Na tela a seguir, constará o seu nome e possivelmente o endereço de e-mail, caso não tenha e-mail será necessario criar um novo. Caso não saiba como criar procure o professor do LEI.

Clique em PRÓXIMO.

PASSO 6 - Surgirá outra tela infome seu sexo e data de nascimento, não precisa preencher tudo, o importante é preencher os campos que contém asterisco antes dos campos.
Role a página para baixo e preencha os campos pertencentes a Endereço e Cidade. Em seguida clique em CADASTRAR.

PASSO 7 - Após clicar em Cadastrar, você será conduzido para uma página de erro (Não em todos os casos), não precisa se assustar, clique em Atualizar na barra de ferramentas do seu navegador.

Você não precisará cadastrar tudo novamente, na parte superior da página clique dedro da caixa Login ou E-mail e digite o seu e-mail ou se preferir digite o Login que você criou enquanto fazia o cadastro. após digitar o e-mail ou login, clique na caixa Senha e informe sua senha (ATENÇÃO A SENHA QUE SERÁ INFORMADA AQUI NÃO É A SENHA ANTIGA, SERÁ A SENHA QUE VOCÊ CRIOU AO FAZER SEU CADASTRO). Clique em OK.

Pronto seu cadastro foi feito e sua página foi criada, faça bom uso. Na página do Portal Rumo a Universidade você poderá ver suas notas e outras informações.

Espero ter ajudado. Encontro vocês no portal!
Por Prof Paulo Moraes - LEI

domingo, 26 de maio de 2013

III Conferência Municipal de Educação

A Prefeitura Municipal de Cariré, através da Secretaria da Educação e em parceria com o Conselho Municipal de Educação e Fórum Municipal de Educação, estão ultimando todas as providências para a realização da III Conferência Municipal de Educação, nos dias 24 e de 25 de maio de 2013, que este ano terá como tema central "O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação:Participação Popular;Cooperação Federativa e Regime de Colaboração" e que deverá ser discutido a partir dos seguintes eixos temáticos:
Eixo I – O Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação:Organização e Regulação.
Eixo II – Educação e diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos.
Eixo III – Educação, trabalho e desenvolvimento sustentável: cultura, ciência, Tecnologia, saúde, meio ambiente.
Eixo IV – Qualidade da Educação: democratização do acesso, permanência, Avaliação, condições de participação e aprendizagem.
Eixo V – Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social.
Eixo VI – Valorização dos Profissionais da Educação: formação, remuneração, carreira e condições de trabalho.
Eixo VII – Financiamento da Educação: gestão, transparência e controle social. Dos recursos.

PROGRAMAÇÃO

A III Conferência Municipal de Educação de Cariré será realizada nos dias 24 e 25 de Maio de 2013, tendo como locais o auditório da Fabrica de Cultura e a Escola Marieta Cals,  cuja programação cumprirá o seguinte roteiro:
24 DE MAIO DE 2013
Local: Fábrica de Cultura
- 18:00:  Credenciamento;
- 19:00:  Abertura ;
- 20:00: Momento Artístico Cultural
- 20:30: Leitura e aprovação do Regimento Interno da III Conferência Municipal de Educação.
- 21:00: Encerramento

25 DE MAIO DE 2013
Local: Escola Marieta Cals
- 08:00:Coffee break
- 08:30:Palestra Magna “O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração”
- 09:30:Trabalhos de Grupos Por Eixos Temáticos
- 12:00:Almoço
- 13:00:Apresentação das Propostas Por Eixos Temáticos
- 15:00:Eleição e Homologação  dos Delegados
- 16:00:Encerramento.

sábado, 18 de maio de 2013

TABLETS EDUCACIONAIS - MANUSEIO E CONSERVAÇÃO

Apresentação

O Governo do Estado, através da Secretaria da Educação, está adquirindo 16.302 tablets educacionais de 7' e 10' para as escolas da rede estadual, com o objetivo de colaborar para a melhoria da prática educativa dos docentes, oferecendo-lhes instrumentos e formação nas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) visando o aperfeiçoamento do processo de ensino e aprendizagem.

Da posse e do uso

Os tablets educacionais são patrimônio das escolas. Os tablets de 10' serão utilizados junto ao projetor multimídia com lousa digital (em processo de aquisição) nas atividades de sala de aula, ficando o seu uso sob a gerência da escola. Os tablets de 7' serão entregues, gradativamente, aos professores através de concessão, por meio da assinatura de um Termo de Responsabilidade. Desse modo, os docentes deverão adotar os cuidados básicos para sua utilização, contando com o apoio técnico e pedagógico do Professor Coordenador do Laboratório Escolar de Informática (LEI), a quem caberá orientações específicas.

Da distribuição dos tablets de 7''

Farão jus ao recebimento dos tabets educacionais professores lotados no Ensino Médio, em efetiva regência de sala de aula. Compete ao Núcleo Gestor e Conselho Escolar estabelecerem a ordem de prioridade no atendimento aos professores. Os casos omissos serão gerenciados pela CREDE ou SEFOR.
A concessão dos tablets educacionais será efetivada mediante empréstimo gratuito, na modalidade comodato, de acordo com o disposto no artigo 579 da Lei Federal no 10.406, de 10 de janeiro de 2002, que institui o Código Civil. Sendo assim, os beneficiários não poderão alienar, ceder ou doar a terceiros os tablets educacionais recebidos, sob pena de aplicação das sanções previstas em lei.
 
Das obrigações dos professores beneficiados

I – Fazer uso do equipamento para fins pedagógicos;
II – Manter o equipamento recebido em perfeito estado de uso, conservação, segurança, responsabilizando-se por danos ou extravio que, porventura, ocorram durante o período em que estiver sob sua guarda;
III – Registrar ocorrência junto à Delegacia de Polícia em caso de furto, roubo, caso de fortuito ou força maior que acarrete na perda ou extravio do equipamento, assim como comunicar imediatamente o fato à gestão escolar, por escrito e com cópia do registro da ocorrência;
IV – Identificar e comunicar ao Professor do LEI e/ou gestores escolares sobre possíveis problemas de funcionamento;
V – Recarregá-lo quando necessário.

Da devolução

O equipamento deverá ser devolvido à Gestão da Escola nos seguintes casos:
a) Remoção do professor para outra unidade de trabalho;
b) Readaptação do professor ou afastamento em licenças prolongadas;
c) Saída do professor da regência de sala de aula para assumir outras funções;
d) Fim da lotação do professor em regência de sala de aula.